
Muitos cavaleiros e amazonas treinam seus cavalos diariamente, outros não, são treinados por tratadores e muitas vezes não são eles que irão a prova com os cavalos. No decorrer das primeiras provas os cavalos até conseguem bons resultados, mas com o passar do tempo o rendimento do cavalo vai queda a baixo. Os cavaleiros se perguntam como isso esta acontecendo; o cavalo é otimo, é treinado todos os dias no mesmo horário, se alimenta de ração balanceada, tem suplementação alimentar, feno da melhor qualidade, o melhor ferrador, como que este cavalo esta caindo tanto o rendimento ?
Ai esta a grande questão, cavalo não é maquina, cavalo tambem senti casaço físico, cavalo tem dias bons e ruins, cavalo tem que ter vontade própria de treinar.
Essa é a diferença entre Treinadores de Cavalos e pessoas Sistemáticas, que fazem tudo certinho, mas acabam esquecendo que a sencibilidade, a simbiose entre cavalo e cavaleiro é o diferencial, que um conjunto tem perante aos outros. Essa formação de conjunto se dá ao longo de tempos de treinamento com o cavalo, como muitos cavaleiros de hoje não são os treinadores de seus cavalos isso dificilmente é atingido pelo conjunto.
O treinador de cavalos sabe a hora que seu cavalo esta bem, ou esta ruim, sabe quando treinar, como deve agir na prova, sabe quando seu cavalo tem vontade de fazer sua necessidades fisiológicas, sabe do metabolismo, onde acelerar, e a onde diminuir, melhorar as qualidades e diminuir os defeitos do cavalo, ver se o material usada é o que esta de acordo com o cavalo (Sela, cabeçada, embocadura, ferrageamento, alimentação). O Sistemático faz tudo certo, mas falta o dia a dia com o cavalo para poder saber todas essas passagens que seu cavalo te mostra, e isso o dinheiro não pode comprar e nem pagar, só o tempo pode ensinar.
Procure passar mais tempo possivel com seu cavalo, essa vivencia entre ambos pode fazer a diferença.
"Um bom treinador de cavalos pode ouvir e falar com seu cavalo, Um otimo treinador de cavalos pode ouvir seu cavalo sussurrar" (Monty Roberts)
Nenhum comentário:
Postar um comentário