quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Condicionamento e Treinamento para Cavalos de Enduro

Deixo bem claro que o Enduro Equestre é um esporte que exige respeito, dedicação e responsabilidades para que se obtenha sucesso no seu desenvolvimento durante o treinamento.


O Cavalo é um animal muito sensivel a qualquer mudança, seja ela uma mudança mais suave ou mais brusca, o cavalo sentirá a diferença, então faça tudo com muita calma e paciência.




O Condicionamento Fisico

Temos como exemplo um cavalo na faixa etaria de 5 a 7 anos, que é uma idade que eu prefiro para se começar a ter um bom desenvolvimento para o esporte, não só para Enduro Equestre mas para outras modalidades hipicas tambem. Não deixando de lembrar que o bom manejo dos cavalos desde seu nascimento até a fase da doma são indispensáveis para que o cavalo tenha uma vida saúdavel e se desenvolvam com mais facilidades para o esporte.

No inicio do condicionamento o cavalo precisa ter uma estrutura muscular firme para que possa aguentar um peso extra sob seu dorso, então trabalhamos este cavalo em um redondel na guia durante 30 a 45 dias, para que sua musculatura esteja pronto para sustentar esse peso, rodando o cavalo tanto pela direita, quanto pela esquerda de sua diagonal de passo, trote e galope, e tambem para que o cavalo fique mais proximo de seu cavaleiro ou treinador. Do chão o cavaleiro/treinador tem a possibilidade de enchergar defeitos e qualidades em seus movimentos, que no caso montado temos mais dificuldades de analisarmos este cavalo em alguns aspectos de movimentação. Sempre respeitando um dia de trabalho para um dia de descanso.

Passando a fase de condicionamento, o cavalo esta apto a ser montado, trabalhamos o mesmo no picadeiro/pista, para que o cavalo tenha equilibro e adestramento para que seja um cavalo equilibrado, em todos as suas formas de locomoção, como passo - trote - galope, e que possa trabalhar a sua musculatura com leve intensidade, o cavalo com adestramento e com um cavaleiro que saibam montar adequadamente tem maiores possibilidades de poder chegar ao fim do percurso com seu cavalo em condições melhores do que um cavalo e cavaleiro que não tenhão estes principios da equitação, claro que isso não seja um empecilho na pratica do esporte, mas que pode ajudar ao conjunto cavalo e cavaleiro ter um condicionamento mais completo durante o percurso isso é obvio. O tempo deste treinamento, depende muito de cavalo e cavaleiro, não tem regra, depende muito do sentido do treinador em ver que o cavalo esta fazendo todos os movimentos corretos sem exitar ou ter dificuldades para faze-los.

Ganhado as Trilhas; os cavalos novos sempre devem estar acompanhados por cavalos mais experientes, pois a trilha tem certos obstaculos a serem vencidos,
e os cavalos novos não tem experiência para transpor sendo necessário a ajuda de um cavalo guia. Comece este trabalho com distâncias pequenas de 10km a 15km, esqueça do tempo, faça uma cavalgada lenta e moderada, deixe com que o cavalo aprenda a pisar com firmeza num solo que ele não esta acostuma a andar, faça isso durante 2 meses, intercalando com um dia de adestramento na pista/picadeiro, e 3 dias de trilhas, e vá aumentando a distância comforme o cavaleiro/treinador sinta que o cavalo esta pronto para vencer distância maiores, é importante que tenha na mão um cronograma de treinamento do cavalo, para que isso ajude a tirar parametros de condicionamento fisico.

Comece com provas de regularidade, que permitam que o cavalo fique familiarizado com o dia da prova, a rotina que ele ira passar não sera esquecida, então faça tudo com muita calma e carinho, para que o cavalo goste do que esteja fazendo, e isso torne um divertimento e não sofrimento. As provas de regularidade são normalmente de 30 a 60 km, atraves destas provas vocês terão um parametro de como esta seu treinamento; seja amigo do veterinario pois eles estarão na prova justamente para auxiliar no bem estar de seu cavalo e nunca para prejudicar. Acredito que este Treinamento aconteça durante um ano para que o cavalo tenha um bom desenvolvimento de temperamento, ossos, musculos, tendões e ligamentos, sem deixar de falar que seu desenvolvimento cardio-respiratorio será muito bem desenvolvido.

Cavalo entrando na fase de treinamento para provas de velocidade livre, que são provas que tem como distancias de 60 a 160km, o cavalairo/treinador tem que estar mais atento as mudanças de comportamento do cavalo, pois será mais exigido e terá que ficar atento ao requisito de descanso, estress, lesões, alimentação, suplementação alimentar, hidratação e ferrageamento, isso sempre com o auxilio de um bom veterinário. Os cavalos começam a treinar com distâncias maiores e velocidades mais altas, isso é uma parte delicada do treinamento a VELOCIDADE, não adianta vc quere fazer que seu cavalo corra de mais durante o treinamento, pois na prova o cavalo estará muito cansado para poder continuar com a mesma velocidade durante o percurso, procure ver qual o tipo de treinamento mais adequado para seu cavalo, se ele é acelerado ou lento, se melhora a sua velocidade em um determinado momento do treinamento/prova, se ele necessita de algum trabalho especifico para que melhore algum defeito, ou mesmo para que melhore as suas qualidades. Durante o treinamento do cavalo procure aumentar a distância e diminuir a velocidade, conforme vc vai passando estas etapas, vc pode diminuir a distância e aumentar a velocidade gradativamente.

Durante o tempo que tive como cavaleiro e treinador de cavalos, presenciei diversos cavaleiros/treinadores tentando acelerar as etapas do treinamento, até que no começo os mesmo tiveram bons resultados, mas durante um tempo, logo depois os cavalos apresentavam problemas graves, como tendinites, sindrome da navicular, fraturas por estress, disfunções do sistema intestinal e cardio respiratorio, sem contar que o cavalo perde o interesse de treinar, isso passa a ser uma coisa ruim para o cavalo, para voltar depois leve mais tempo do que se tivesse feito um trabalho com calma e tranquilidade.
Procure sempre estar conversando ou trocando informações com seu treinador e veterinário, isso certamente será benéfico para que possa alcançar seus objetivos, e não causar nenhum problema a seu parceiro de prova (CAVALO) . Pois o enduro é um esporte familiar de equipe e envolve um animal que não sabe se comunicar através da fala e sim de movimentos e atitudes. Desenvolva suas habilidades de poder sentir o que seu cavalo necessita, e isso não tem regra, a unica forma de se adquirir é com muito treino e dedicação com seu parceiro de prova. Lembre-se terminar é vencer.


Um BOM Treinador pode ouvir, pode falar com seu cavalo; Um OTIMO treinador pode sentir e ouvir seu cavalo sussurrar. (Monty Roberts)

Fabio Cavalhieri

Nenhum comentário: