quinta-feira, 27 de março de 2008

Dubai/Abu Dhabi - Endurance Internacional



Primeiramente gostaria de agradecer o carinho e a hospitalidade do Dr. Jose De Sousa Meirelles e toda sua equipe do WRSAN STABLES em Abu Dhabi, especialmente a Dra. Carolina Amaral (Caru), que me acompanhou tambem durante a visita a Prova de Enduro Sheikh Rashid Bin Al Maktoum Challenge de 120 km e na visita ao WRSAN STABLES, um abraço ao Rider Carlitos do Uruguai a ao Ferrador Herve da França a todos eu deixo meu sincero agradecimento.
Em Abu Dhabi em Al Wathba na Emirates Internacional Endurance Village, um lugar onde se pode dizer aqui se respira enduro esquestre, se vive o enduro equestre, tamanho é o amor que este povo tem pelo esporte e a paixão pelo cavalo do deserto.

Prova de 120 Km com 126 participantes...incrivel, talvez eu não consiga descrever como é lindo a largada de uma prova deste nivel com tantos conjuntos escritos, logo cedo os cavalos se aquecem para a largada para desenvolverem a velocidade imbativel atualmente no mundo do enduro. Equipe de apoio pronta e muito bem organizada para acompanhar os conjuntos durante a jornada nas trilhas que cortam o deserto dos Emirados Arabes. A prova é dipustada a uma velocidade jamais feita em qualquer outro lugar, onde o terreno plano e piso de areia ajudam muito nesse sentido. Durante a largada a temperatura é baixa marcando por cima dos 15ºC e no decorrer do dia chega aos 30ºC mas com sensação termica de ser mais alta. Os primeiros conjuntos logo que chegam automaticamente se dirigem para entrar no Vet Check, alguns conjuntos entram em 1 minuto as vezes eu até achava que não dava 1 minuto...rs, e o mais interessenta na estrutura do local e ver um aparalho eletronico que mostra em um placar a frequencia cardiaca para todas equipes poderem ver...perfeito, 126 conjuntos partiram e apenas 25 terminaram.

A diferença em que eu notei do Enduro feito no Emirados Arabes e o Enduro feito no Brasil, a velocidade sem duvida atingida pelos cavalos é uma delas, a infra estrutura oferecida aos participantes e a competitividade entre as equipes é grande. Bom tambem não seja por menos os cavalos tem tudo e um pouco mais para se tornarem verdadeiros atletas desta modalidade. Eu acredito que se os cavalos dos Emirados tiverem um excelente trabalho de base, dificilmente serão batidos nas provas de enduro a nivel mundial.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Dia de Prova


O grande dia, tralha arrumada, verificada e sem defeitos, nada de estreiar materiais novos, feno, ração em ordem, ferradura OK, isotônicos OK, Regadores e Baldes OK, Esponja, Rodinho e toalha OK, cabresto de prova OK, Exame de AIE, passaporte com o selo da CBH, e GTA OK, materiais sobresalentes OK, inscrição feita OK, equipe de apoio super bem treinada OK, estratégis repassada OK.

E agora como esta o mais importante envolvido na prova, o SR. CAVALO, perguntaram a ele se ele esta bem para prova, se ele esta de acordo com sua estrategia de prova, ele foi treinado para isso, o dia esta quente ou esta frio, o clima esta seco ou humido, o relevo é bom ou ruim para se fazer uma prova em alta, média ou baixa velocidade, seu cavalo dormio bem ? São perguntas como essa que irão fazer a grande diferença em uma prova de enduro.

E acredito que muitas provas que são estudadas e analisadas pelas equipes de enduro, vão a zero quando não se tem os detalhes mais importantes que só serão vistos no dia " D ". Claro que existir uma organizaçãom uma determinada pré - estratégia de prova, mediante a tudo que se foi feito durante o tempo de treino e de vivência com o enduro equestre, ajuda e muito, mas o mais importante, que tudo vc treinou e viu durante kms de trilha só sera colocado em pratica durante o decorrer da prova, de acordo da sencibilidade do cavaleiro com seu cavalo para se decidir que caminho tomar. Acho que é por isso que quando se larga 200 cavalos para uma prova de velocidade livrede 160 ou 200 km, apenas 10, 7, 3 ou as vezes 1 cavalo conseguem terminar a prova, sim imprevistos acontecem perder ferradura, o cavalo pisar em falso, ter um intorce, ou mesmo não estar bem na quele determinado dia, mas isso tem um nome SORTE.

Então amigos enduristas, dedicar-se ao maximo com seu companheiro de prova o cavalo, passar o maior tempo possivel, com ele durante o dia, antes e depois do treino, assim as suas chances de poder terminar uma prova de enduro com o cavalo em melhores condições fisicas irão aumentar significativamente.



quarta-feira, 12 de março de 2008

Treinadores de Cavalo X Sistemáticos


Muitos cavaleiros e amazonas treinam seus cavalos diariamente, outros não, são treinados por tratadores e muitas vezes não são eles que irão a prova com os cavalos. No decorrer das primeiras provas os cavalos até conseguem bons resultados, mas com o passar do tempo o rendimento do cavalo vai queda a baixo. Os cavaleiros se perguntam como isso esta acontecendo; o cavalo é otimo, é treinado todos os dias no mesmo horário, se alimenta de ração balanceada, tem suplementação alimentar, feno da melhor qualidade, o melhor ferrador, como que este cavalo esta caindo tanto o rendimento ?

Ai esta a grande questão, cavalo não é maquina, cavalo tambem senti casaço físico, cavalo tem dias bons e ruins, cavalo tem que ter vontade própria de treinar.

Essa é a diferença entre Treinadores de Cavalos e pessoas Sistemáticas, que fazem tudo certinho, mas acabam esquecendo que a sencibilidade, a simbiose entre cavalo e cavaleiro é o diferencial, que um conjunto tem perante aos outros. Essa formação de conjunto se dá ao longo de tempos de treinamento com o cavalo, como muitos cavaleiros de hoje não são os treinadores de seus cavalos isso dificilmente é atingido pelo conjunto.

O treinador de cavalos sabe a hora que seu cavalo esta bem, ou esta ruim, sabe quando treinar, como deve agir na prova, sabe quando seu cavalo tem vontade de fazer sua necessidades fisiológicas, sabe do metabolismo, onde acelerar, e a onde diminuir, melhorar as qualidades e diminuir os defeitos do cavalo, ver se o material usada é o que esta de acordo com o cavalo (Sela, cabeçada, embocadura, ferrageamento, alimentação). O Sistemático faz tudo certo, mas falta o dia a dia com o cavalo para poder saber todas essas passagens que seu cavalo te mostra, e isso o dinheiro não pode comprar e nem pagar, só o tempo pode ensinar.

Procure passar mais tempo possivel com seu cavalo, essa vivencia entre ambos pode fazer a diferença.


"Um bom treinador de cavalos pode ouvir e falar com seu cavalo, Um otimo treinador de cavalos pode ouvir seu cavalo sussurrar" (Monty Roberts)