
Primeiramente gostaria de agradecer o carinho e a hospitalidade do Dr. Jose De Sousa Meirelles e toda sua equipe do WRSAN STABLES em Abu Dhabi, especialmente a Dra. Carolina Amaral (Caru), que me acompanhou tambem durante a visita a Prova de Enduro Sheikh Rashid Bin Al Maktoum Challenge de 120 km e na visita ao WRSAN STABLES, um abraço ao Rider Carlitos do Uruguai a ao Ferrador Herve da França a todos eu deixo meu sincero agradecimento.
Em Abu Dhabi em Al Wathba na Emirates Internacional Endurance Village, um lugar onde se pode dizer aqui se respira enduro esquestre, se vive o enduro equestre, tamanho é o amor que este povo tem pelo esporte e a paixão pelo cavalo do deserto.
Prova de 120 Km com 126 participantes...incrivel, talvez eu não consiga descrever como é lindo a largada de uma prova deste nivel com tantos conjuntos escritos, logo cedo os cavalos se aquecem para a largada para desenvolverem a velocidade imbativel atualmente no mundo do enduro. Equipe de apoio pronta e muito bem organizada para acompanhar os conjuntos durante a jornada nas trilhas que cortam o deserto dos Emirados Arabes. A prova é dipustada a uma velocidade jamais feita em qualquer outro lugar, onde o terreno plano e piso de areia ajudam muito nesse sentido. Durante a largada a temperatura é baixa marcando por cima dos 15ºC e no decorrer do dia chega aos 30ºC mas com sensação termica de ser mais alta. Os primeiros conjuntos logo que chegam automaticamente se dirigem para entrar no Vet Check, alguns conjuntos entram em 1 minuto as vezes eu até achava que não dava 1 minuto...rs, e o mais interessenta na estrutura do local e ver um aparalho eletronico que mostra em um placar a frequencia cardiaca para todas equipes poderem ver...perfeito, 126 conjuntos partiram e apenas 25 terminaram.
A diferença em que eu notei do Enduro feito no Emirados Arabes e o Enduro feito no Brasil, a velocidade sem duvida atingida pelos cavalos é uma delas, a infra estrutura oferecida aos participantes e a competitividade entre as equipes é grande. Bom tambem não seja por menos os cavalos tem tudo e um pouco mais para se tornarem verdadeiros atletas desta modalidade. Eu acredito que se os cavalos dos Emirados tiverem um excelente trabalho de base, dificilmente serão batidos nas provas de enduro a nivel mundial.